quarta-feira, 26 de maio de 2010

ABC Braga Andebol Sad sagra-se Campeão Nacional Juvenis Masculinos 1ª Divisão


O ABC de Braga alcançou o título na última jornada, ao vencer o FC Porto por 37-28, na manhã de domingo.
O ABC revalidou este domingo, em Leiria, o título de campeão nacional da 1ª divisão de juvenis masculinos. No jogo que decida quem seria o campeão nacional, a equipa bracarense chegou ao final da primeira parte a ganhar por 15-19, vantagem que manteve e que conseguiu mesmo aumentar no decorrer da segunda parte. O ABC de Braga ganhou por 37-28 e chega, assim, ao título nacional, pelo terceiro ano consecutivo.

FC Porto renova título nacional


Com uma vitória clara sobre o ABC, este sábado, em Braga, o FC Porto renovou o título de campeão nacional.
O FC Porto Vitalis renovou o título de campeão nacional, ao vencer o ABC de Braga por expressivo 37-25 no jogo da oitava jornada da fase final – grupo A – do Andebol 1. Ao intervalo, já se adivinhava a festa portista, com o Porto já com uma confortável vantagem de 10 golos (10-20). Os "dragões" asseguram o seu 15.º título nacional a duas jornadas do fim e quando ainda têm em atraso o embate da sétima ronda.

Sporting CP na final da Challenge Cup


O Sporting CP vai disputar a final da Challenge Cup com o MMST Kwidzyn, da Polónia.

Depois da vitória por 28-23, na primeira mão, jogada em Lisboa, o Sporting CP disputou este domingo, em Ljubljana, na Eslovénia, o jogo da 2ª mão da Challenge Cup. Apesar de ter sido derrotado por 33-30, no jogo deste domingo, o Sporting CP eliminou o RD Slovan e apurou-se para a final da Challenge Cup.


Na final da Challenge Cup, junta-se ao Sporting CP o MMTS Kwidzyn, que eliminou o Bologna United. Os polacos, que empataram a 1ª mão (24-24) em Itália, venceram por 28-19 o jogo da segunda mão, realizada este domingo, na Polónia.


O sorteio da final da Challenge Cup está marcado para a tarde de 3 de Maio e a final disputa-se a 22/23.05.10 (1ª mão) e 29/30.05.10 (2ª mão).

quinta-feira, 6 de maio de 2010

De onde veio...

O andebol era já um jogo já bastante praticado na Alemanha no século XIX. Em 1919, o alemão Karl Schellenz, lançou as bases do andebol de 11, praticado num campo de futebol e inspirado nas suas regras, mas jogado com as mãos. Nos países escandinavos e por razões climáticas, este desporto era praticado num recinto coberto e com 7 jogadores. Após a Segunda Guerra Mundial, a modalidade de 11 jogadores entrou em declínio, enquanto a de 7 jogadores se impunha como desporto europeu, sobretudo nos meios escolares.
O andebol masculino passou a fazer parte das modalidades olímpicas em 1972 e o feminino em 1976. É um dos desportos colectivos mais populares a nível mundial, e crê-se que o segundo desporto mais praticado em Portugal, a seguir ao futebol.